Seguidores

3 de jul de 2006

Casaquinho Alain

Copiei esta receita de outro blog......

Casaquinho Verde
Material:
2 novelos de 40g de lã para bebê( eu usei a Carinho) e agulhas nº 4

Execução:
O casaquinho é tricotado no sentido do comprimento, vertical.
Montar 68 pontos, tricotar 10 carreiras em tricô (5 cordões de tricô), fazer no 3º cordão duas casinhas para botão, a primeira a 8 pontos do inicio e a segunda a 10 pontos de distância, continue tricotando da seguinte forma: os 24 pontos do mesmo lado das casinhas sempre serão tricotados em tricô, pq formarão a pala do casaco, e os demais serão feitos em ponto fantasia.

Observação:
Ponto Fantasia - a principio eu tinha pensado em não colocar uma receita especifica pra que vocês escolhessem alguma que mais agradasse.
Eu acho que se pode tentar fazer listrinhas coloridinhas, como explicado ali no sapatinho, fica até mais bonito.
Ou então em ponto arroz, é uma ideia também ...  tem muitos pontinhos fáceis e que ficam uma graça.
A receita do ponto fantasia usado no casaquinho é bem fácil:
1ª até a 9ª car: em tricô (formam quatro cordões e meio de tricô)
10ªcarr: * 2pjt, 1laç * (repetir assim pra formar os buraquinhos e não esquecer de colocar a última laçada pra que não tenhamos pontos a menos no final da carreira ;
11ª carreira: voltar à primeira e recomeçar.
Dá pra variar: fazer as carreiras de buraquinhos menos espaçadas, com três cordões de distancia ao invés de cinco... podem variar de acordo com o gosto.
O legal é fazer experiências pra ver como fica.
1ª car: 24t, 44 fantasia
2ª car: 44 fantasia, 14t, volte;
o efeito sanfoninha da pala se dá porque algumas carreiras da pala não são tricotadas até o final ;
3ª car: 14t, 44 fantasia
4ª car: 44 fantasia, 24 t
5ª car: 24t, 44 fantasia
Quando o trabalho estiver com 21 cm, colocar os 44 pontos fantasia à espera e montar à esquerda na própria agulha outros 44 pontos que formarão a manga do casaco ( pra montar os pontos é só dar uma laçadinha com a própria linha).
Não deixe nem muito frouxo e nem muito apertado).
Trabalhe da seguinte maneira:
1ªcar: 68t
2ª carr: 8t, 36 fantasia, 14t, volte; é importante sempre manter os 8t na ponta porque eles formarão o punho da manguinha.
Quando estiver com 20 cm, arremate bem soltinho somente os 44 pontos fantasia da manga. Pegue os pontos que ficaram à espera e trabalhe com eles por dois motivos do ponto fantasia, junte com os pontos da pala e siga tricotando até que as costas tenham 30 cm.
Faça o mesmo para formação da outra manguinha e outra frente.
(aí aparece a parte da frente, em segundo plano, a manga esquerda e a metade das costas. Isso foi o que deu pra fazer com um novelo, exatamente a metade).
Quando esta etapa estiver concluída, feche as mangas, costure as cavas. Levante os pontos ao redor do decote e tricote da seguinte maneira:1 carr em tricô1 carr em passa-fitas (1t *laç, 2pjt)2 carr em tricô e arremate os pontos.
 Está pronto.

"Toda forma  de delírio vem da alma e é necessário que o homem saiba amar, tendo conhecimento, ao mesmo tempo, da sua alma e dos outros homens"(Platão).
03/07/2006

Nenhum comentário: