Seguidores

19 de jul de 2009

Como calcular o número de pontos e de carreiras em um trabalho de tricô


Quantos pontos? e quantas carreiras?
Agora com a tabela anexa estas perguntas serão respondidas facilmente.
Para isso confeccione uma amostra de 10x 10cm no fio e ag escolhidas e tire as medidas necessárias para a elaboração da peça.
Veja no exemplo como é fácil:
Amostra: 10x 10cm = 20p x 25carr
Medidas - Busto -90 cm
Comprimento -55 cm
Para encontrar o número de pontos verifique na coluna A o número 45(que corresponde 'a metade da medida do busto, portanto uma das partes da blusa) e na linha B, o número 20(correspondente ao número de pontos em 10 cm da amostra).
No encontro da coluna com a linha estará o número referente à quantidade de pontos para iniciar a peça, que no caso é o 90.
Para encontrar a quantidade de carreiras, o procedimento é praticamente o mesmo, verifique na coluna A o número 55 (correspondente à medida de comprimento ) e na linha B o número 25 (correspondente ao número de carreiras em 10cm de amostra).
No encontro da coluna com a linha estará o número 138, ou seja, a quantidade de carreiras para se obter 55cm de comprimento.
E assim procedendo sempre desta maneira poderão ser encontrados o número de pontos e quantidades de carreiras para quaisquer medidas.


A= correspondente de medidas em cm
B= a quantidade de pontos ou carreiras em 10 cm de amostra

Obs.: como visualizar bem a tabela:
Salve a imagem em seu computador.
Com o Picasa 3 abra a imagem.
Dê o contraste e zoom e vá "passeando" pela tabela até encontrar a linha e coluna desejadas.

2 comentários:

Cris disse...

Bom dia,

pode dizer-me onde encontro a útil tabela que mostra? Não se consegue visualizar...

Margareth Marques disse...

Oi, Cris, esta tabela veio num encarte antigo.Desculpe-me, realmente ficou horrível....Antes eu não sabia digitalizar bem....Vou procurar em meus guardados e assim que achar posto de novo.Vou tentar fazer uma tabela no excel ou no word, e posto novamente...
Obrigada pela visita,
Beijos, Margareth