Seguidores

3 de jun. de 2010

DICAS DE COMO SE FAZ UM CASAQUINHO E SAPATINHO EM TRICÔ

Há várias maneiras de se começar a tricotar um casaquinho:
1- pelo decote- faz-se a pala toda e depois cada parte em separado: metade das costas, manga, frente, manga e metade das costas, colocando às vezes alguns pontos para a cava, entre a manga e as outras partes do lado: frente e costas, respectivamente.
O decote desta forma fica redondo.

2- pela parte de baixo - neste caso, faz-se com todos os pontos, até a altura das cavas. Faz-se as mangas em separado, depois são anexadas ao corpo, no deu devido lugar.
Diminuem-se então os pontos para formar a pala do decote, que neste caso pode ser redondo, ou quadrado.
Para o decote redondo, os pontos são diminuídos de forma uniforme, ou seja a espaços mais ou menos iguais, até a quantidade só para a a pala.
Para o decote quadrado, na parte da frente e nas costas(metades), diminuem-se um determinado número de pontos na metade da frente e segue-se reto até a altura dos ombros, o mesmo acontecendo na parte das costas, porém os pontos são diminuídos a partir da borda até se chegar ao ombro.
Neste caso, pode-se até fazer uma diminuição para as cavas, ou a cava pode ser reta, só pregando as mangas depois do corpo todo pronto.

3- pela lateral, em sentido vertical.
Neste caso, os pontos são o necessário para dar altura total ao casaquinho.
Faz-se também cada parte em separado, metade das costas, manga, frente ,manga e a outra metade das costas.
Quando chegar na parte das mangas, são acrescentados os pontos necessários para a manga, que depois de tecida, estes pontos aumentados são rematados para dar início à frente, idem para a outra manga.
Nos pontos relativos à pala do decote, e nas carreiras que forma o punho das mangas, tricota-se uma carreira até o final do trabalho e na outra não se tricota o punho nem o decote.
Isso é feito para que o punho e o decote fiquem mais apertadinhos, mais justinhos.
As casas são feitas nas laterais.

4- fazendo cada parte em separado- neste caso, o decote pode ser arredondado, ou quadrado e depois de prontas todas as partes elas são costuradas: laterais das mangas, laterais das frentes e costas e ombros e as mangas são pregadas nos respectivos lugares.


Observação:
se temos uma receita que o ponto nos agrada, mas o tamanho indicado é pequeno, podemos reescrever a receita, fazendo antes uma amostra, calculando os pontos para o novo tamanho.
Isso já foi explicado em postagem anterior.



Para se fazer um sapatinho, também podemos iniciar e várias maneiras:

1- pela sola: vamos aumentando os pontos nas laterais e no centro para dar a forma da sola, até determinada altura, depois seguimos reto, então separamos os pontos necessários para se fazer o peito do pé, sempre tricotando 1ponto do peito do pé junto com 1p dos pontos que são deixados à espera, em todas as carreiras, fazendo esta diminuição até completar o peito do pé, depois fazemos uma carreira de passa-fitas(como o nome já diz, para passar a fita que vai amarrar) e depois fazemos a perninha do sapatinho, reta até determinada altura.

2- pela perninha, tecendo reto, depois fazemos o peito do pé, diminuindo como no começado pela sola, depois fazemos a sola.

3- com a sola em separado, depois levantamos pontos ao redor da sola para fazer a lateral, depois o peito do pé e a perninha.

Nenhum comentário: