Seguidores

18 de abr. de 2012

Dicas úteis

Se você quer um trabalho em ponto tricô que seja firme, trabalhe sempre as carreiras em ponto meia, ou seja, meia no avesso e no direito do trabalho.
Mas, se ao contrário, quer um trabalho mais leve, mais "mole", mais frouxo, ou se seu ponto for muito apertado, trabalhe todas as carreiras em tricô.
O trabalho fica mais maleável, e podemos utilizar este ponto para aquelas linhas ou lãs com pelinhos, que ficam "pesadas"....
Quando for trabalhar um ponto fantasia cujo padrão se repete várias vezes, você pode anotar o número de repetições à parte, para sua conferência, ou marcar com um alfinete ou lã de cor contrastante.Isso facilita ver se não pulou nenhum ponto, pois do contrário a figura do ponto fantasia não fica correta.
Se as carreiras se repetem sempre e você não quer se perder, ou anote num papel à parte a sequência que você for fazendo, ou se for só contasr carreiras e não tiver um contador de carreiras, use botões coloridos e vá colocando numa vasilha à medida que for tricotando.Isso facilita no total, pois se você tiver que parar, depois é só continuar sem se preocupar quantas carreiras faltam: coloque o número total de carreiras numa quantidade de botões à parte e vá transferindo para uma outra vasilha, do lado.
Faço isso quando estou conversando ou assistindo televisão e fazendo tricô.....coisas de tricoteira maluca....
Se o ponto fantasia iniciar e terminar com o ponto meia, para que a ponta não enrole no trabalho pronto, faça 2 ou 3 pontos de borda sempre em tricô, não se esquecendo que estes pontos são à parte, fazem parte de seu acabamento pessoal....ou depois de pronto faça uma ou duas carreiras em crochê, para firmar as laterais do trabalho.

Nenhum comentário: