Seguidores

6 de jun de 2013

Casaquinho Adenise

2 novelos de lã Nina na cor amarela
agulhas 5,5
3 botões
O casaquinho é feito por inteiro, mangas em separado e em raglã (aquela cava enviesada).
Comece montando 78 pontos nas agulhas 5,5 e faça 10 carreiras em barra 2/2.
Na carreira seguinte,em tricô, que será o avesso, aumente para 87 pontos e comece a sequência de 4 carreiras que serão as carreiras do motivo.
Você pode escolher outro ponto que preferir.
Faça 20 carreiras no ponto abaixo:
1ª carr.: 5 pontos em ambas as bordas em tricô , 3m,*(2pjt-5x),(laç,1m)4x,terminando com 4m- 5p da borda em tricô-direito
2ª carr.: em tricô
3ª carr.: 5p da borda em tricô, resto em meia, 5p da borda em tricô
4ª carr.: em tricô

Depois que fizer as 20 carreiras como explicado acima,aumente em cada borda 5p, que serão tecidos sempre em tricô e divida o trabalho da seguinte forma: 30 pontos para a frente, 37 pontos para as costas e 30 pontos para a outra frente.
Agora você vai trabalhar somente em tricô até o final da carreira, da seguinte forma: - começando com uma das frentes, -30p- sempre nas carreiras do avesso você vai diminuir 1 p do lado da cava - serão 30 carreiras no total -15 vezes a diminuição- ficando 15p na agulha.
Trabalhe mais 10 carreiras nestes 15 pontos para formar metade da gola e arremate. - agora nas costas, nos 37 p siga em tricô, arrematando nas carreiras do avesso 1p de cada lado até restarem 5p na agulha e arremate - faça a outra frente e deixe o corpo do casaquinho à espera e vamos fazer as mangas em separado: monte 26 p nas agulhas 5,5 e faça 10 carreiras em barra 2/2.
Aumente para 35p em tricô, numa carreira do avesso.
Continue no ponto explicado acima ou o que desejar, fazendo 20 carreiras .
Agora comece o raglã, tecendo tudo em tricô, diminuindo de cada lado nas carreiras do avesso 1p até restarem 5p nas agulhas e arremate.
Marque o centro do alto das costas para costurar a gola bem certinha.
Alfinete as mangas raglãs, depois de fechadas de lado e prenda no corpo, tendo o cuidado de encaixar bem a gola e a cava tipo raglã.
Pregue os botões .

Obs.: quando for costurar a parte da gola que você vai dobrar, costure pelo lado direito, para não aparecer o arremate da costura quando você dobrar para a frente a golinha, como mostra a foto.


Detalhe do ponto fantasia

06/06/2013






































Um comentário:

Fatima Gouveia disse...

Mais um casaquinho lindo! parabéns.
Um beijinho
Mifá