Seguidores

10 de jul de 2015

Sapatinho de bebê em tafetá

PAP do sapatinho de bebê em tafetá ( pode ser outro tecido qualquer):

Para fazer este par de sapatinhos você vai precisar de retalhos de tecido - eu usei tafetá - , retalhos de tecido para forro - eu usei o mesmo tafetá - malha ou manta acrílica para enrijecer a sola, tesoura, linha, máquina de costura, elástico fino, alfinetes, etc......
O molde deste sapatinho eu achei na internet.
1) Depois de imprimir os moldes, recortar e marcar no tecido cada parte - uma vez no tecido e uma vez no forro para cada parte - 2 vezes, pois faremos um par!!!!
Na foto acima temos à esquerda a parte lateral e o calcanhar, mais à direita o peito e embaixo a sola.
2) Agora vamos começar a dar forma ao sapatinho: pegue 2 das 4 partes do peito uma vez no tecido e uma no forro), coloque direito com direito e passe uma costura na parte menor:
3) vire para o lado direito e pesponte - ou rebata a costura:
 Alfinete ou se preferir, alinhave
Costura feita.
Faça o mesmo na outra peça e deixe as  2 peças , por enquanto, à espera.
4) Agora vamos trabalhar a lateral + calcanhar.
Pegue uma peça e dobre no lugar indicado, passe a costura, pois será onde colocaremos o elástico:
 Parte dobrada e alfinetada, pronta para ser costurada.
Aqui, a parte já costurada.
Faça o mesmo no forro,e depois junte as 2 peças direito com direito e passe uma costura na beirada superior, bem rentinha, para juntar as partes.
5) Corte cerca de 9 cm de elástico, e com a ajuda de um alfinete, passe pelo espaço feito para ele na parte do tecido, tomando o cuidado de segurar, ou melhor, prender com outro alfinete a ponta inicial, para não perder o trabalho.
Agora junte a parte lateral e o peito que estava à espera e costure:


Faça para o outro pé do mesmo modo.
6) Agora vamos preparar a sola.Pegue a parte cortada no tecido, e se for colocar a manta, recorte também.Eu usei um pedaço de malha no lugar da manta, pois dá firmeza e era o que eu tinha de imediato.


 Marquei linhas com a régua, depois passei a costura por elas - acho que isso é o chamado " Quilt"!!!!


Veja como ficou o lado direito - que ficará na parte de baixo da sola.
7) Agora vamos prender à sola o calcanhar e o peito.
Alfinete ou alinhave, tendo o cuidado de antes de alinhavar marcar o meio da sola no calcanhar e no peito e o meio do peito e também o meio do calcanhar, para que fique bem certinho:


8) agora vamos fazer um " sanduíche": pegue o forro da sola e com a parte do sapatinho com o peito e calcanhar costurados para cima, ou seja, a sola para baixo, emcaixe direitinho o forro da sola em cima, alinhave e costure, começando pelo calcanhar, deixando porém uma pequena abertura para poder desvirar depois.
 9) Agora desvire o forro da sola.

 Veja aqui a parte do calcanhar que ficou aberta.
Alfinete ou alinhave e costure, fazendo o arremate, com a costura invisível, ou seja, pegue na parte de cima e debaixo alternadamente, de forma que o ponto não apareça.
Está pronto o sapatinho!!!




 Aqui, no pé da boneca meu bebê.

Nenhum comentário: