Seguidores

24 de dez. de 2018

Patchwork com malha

Sempre que procurei sobre patchwork com malha na net, nunca vi nada que me tirasse a dúvida: como unir os quadrados ou hexágonos de forma que eles ficassem na medida certa, sem se deformar...
Quem dá dicas e receitas de patchwork só fala em tecidos de algodão como tricoline e etc....e eu tenho muitos retalhos de malha de algodão egípcio, além de outros tipos de malha.
Sempre tive dificuldade em unir as peças, pois um dos lados sempre deformava um pouco, e o trabalho não ficava 100% correto.
Foi então que me lembrei, ao ver uma peça feita em malha para bebê, que os ombros eram costurados usando-se um cordão de algodão de 0,5 cm de largura junto com a costura.
Resolvi então testar no meu patchwork, porém usei todos os retalhos em malha jeans.:
 Este acima é o cordão a ser usado nas peças
 Coloque o cordão sobre as 2 peças a serem costuradas,
tendo o cuidado de centralizar a costura.
Costure normalmente e você verá depois de pronta que a peça não se deforma, pois o cordão limita a elasticidade do tecido e as 2 peças ficam com o mesmo tamanho.
Esta não é uma boa dica?
Façam o teste e comprovem!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Hummm que ótima dica Margareth, de fato a malha sempre deforma nas nossas máquinas convencionais, por mais cuidado que a gente tome em não puxar o tecido... mas malha não tem jeito, ou seja, não tinha, pois agora vocÊ disse que tem!!!
Muito grata pela partilha de seu conhecimento! Vivendo e aprendendo!
Beijos, gratidão, sempre, Ana Clara.