Seguidores

31 de jul. de 2013

Pap de sola de sapatinho de crochê

Este é um pap de uma sola feita com o fio neoné.
Ela tem em seu comprimento total aproximadamente 8,5 cm- ou seja - tamanho 14 aproximado.
Usei agulhas de crochê de 1,5 mm, mas você usa de acordo com o seu ponto.
Comece fazendo um cordão de 10 correntinhas.
Faça 1 correntinha para virar e comece a 1ª carreira: faça 5 pontos baixos (pb) na 2ª correntinha a contar da agulha, depois faça um ponto baixo em cada uma das 4 correntinhas seguintes, depois faça um ponto alto (pa) em cada uma das 4 correntinhas seguintes, chegando então na última correntinha.
Então faça 5 pa nesta correntinha - você fez um lado da sola, então viree faça o mesmo do outro lado, ou seja, 1 pa em cada uma das 4 correntinhas seguintes, depois 1 pb em cada uma das 4 correntinhas seguintes, chegando então ao final, e feche com um ponto baixíssimo (pbx).
A sua sola deverá estar assim:
Note o seguinte: o calcanhar é o lado mais " fininho", ou seja, onde você fez os pb, e a frente a parte mais larga, onde você fez os pa.
Agora vamos fazer a 2ª carreira da solinha da seguinte maneira: onde você tem os 5 pb, você vai fazer 2pa em cada ponto - então você vai ter 10pa, certo? e nos outros pontos vai fazer 1pa em cada ponto até chegar na outra parte arredondada, que é a frente, faça então 2pa em cada ponto - você terá 10 pa, agora faça o mesmo do outro lado, e a sua solinha deverá se parecer com esta aqui:
Agora vamos fazer a 3ª e última carreira: igualzinha à 2ª - note que nas pontas arredondadas você vai ter 20pa, pois vai fazer 2pa em cada ponto - então 2x10=20pa-nos outros pontos é 1pa em cada ponto.
Se você contar o número de pontos total, você terá: nas pontas 20 de cada lado, mais 8p entre elas de cada lado, então: 20+8+20+8 = 56 pontos.
A sua sola deverá estar assim:


Pronto! Agora é escolher a lateral e o peito que você vai fazer e mãos à obra, lembrando que você não precisa cortar o fio, pode seguir com o calcanhar direto, mas este é assunto para outro post!!!!!!

Observação: 
Aqui fiz um exemplo com linha neoné, que faz a sola ficar firme.
Quando mudar de agulha e de tipo de linha, faça uma amostra antes, para saber quantos pontos colocar e quantas carreiras fazer para o tamanho que você quer fazer.
Para fazer uma sola maior, comece com um número de correntinhas maior, ou aumente o número de carreiras.
Bom trabalho!!!!
Espero ter ajudado!!!!
31/07/2013








Nenhum comentário: